ho!
Como eu adoro o Natal.
Os dias cinzentos, a chuva, o frio, as pessoas sozinhas que se sentem ainda mais sozinhas, as prendas por ‘obrigação’ e as criancinhas irritantes que só falam nelas.
É isto e o Dia dos Namorados.
Os dias cinzentos, a chuva, o frio, as pessoas sozinhas que se sentem ainda mais sozinhas, as prendas por ‘obrigação’ e as criancinhas irritantes que só falam nelas.
É isto e o Dia dos Namorados.

19 Comments:
Um post digno do Blog onde está inserido! Não fosse este o local d"A" Tropa das Frustradas.. lol Tou contigo Cocorosinha. Mas esqueceste-te de mencionar a Páscoa! A Páscoa, essa bela altura em que as pessoas insistem em associar coelhos e ovos.. Sempre achei que a clareza era uma virtude. Porque não coelhos e cenouras da Pascoa? Ou entao galinhas e ovos da Páscoa...!! Com estas lacunas enormes, como evitar a confusão mental? Tou confusa.. :( Ósculo
Ah.. espera. Os coelhos tambem nao comem cenouras. Coelhos e couves da Páscoa??
Serve :)
Oh querida...acho que andamos a estudar demais... Devia ser a fénix da Páscoa, sempre fazia mais sentido...Era tudo a renascer, como nós, quinta :)
só gosto do carnaval!
Os coelhos não comem cenouras? Eles adoram! É isso e salmão fumado.
Jah falámos sobre isto pink shit. e a obrigação das prendas. e os pobres epilépticos q tanto devem sofrer com as malditas luzinhas...
heh;p
Pink shit :) lol
Estou a imaginar uma manif de epilépticos no Terreiro, na noite de Natal, ao pé da árvore gigante e tudo mais..
Caras Frustradas e comentadores,
já reparam no clichê que se tornou dizer mal da comercialização do natal? E as pessoas que não têm a nossa sorte nesta altura? Aposto que a maioria de vocês, no resto do ano, mal vê uma reportagem da TVI sobre a velhinha que não tem electrodomésticos ou corre urgentemente para o telecomando ou, no caso de estar longe, suspira e revira os olhos.
Sim, é um facto que a larga maioria transformou o natal num evento comercial e preocupar-nos com as pessoas menos favorecidas é uma causa perfeitamente nobre e legitima! Mas e o resto do ano? Será que não vale a pena uma vez por ano tirarmos 3 dias para ficarmos gratos pelo que temos? E depois se a maioria comercializou a época? Não temos que ser como eles! Oferecer prendas é suposto ser uma coisa muito pessoal e revelante do que sentimos e sabemos das pessoas que nos são proximas.
Crianças que só pensam nelas proprias? Então mas isso não é a definição de ser criança? Temos muitos anos para nos preocupar-nos, deixem os miudos serem miudos.
Eu gosto do Natal! Não pela simbologia cristã que tem (até que sou ateu), mas pelo que significa para mim. Antecipo os 2 dias em que vou estar com a minha familia toda junta quase um mês antes. Gosto de ouvir o meu avô a contar as mesmas historias todos os anos e de ver os meus primos (as tais crianças irritantes) a ficaram radiantes com qualquer porcaria que recebam, gosto de dar prendas aos meus pais e à minha irmã, etc. A unica altura em que me sinto amargurado é no dia 26 quando me apercebo que uma reunião destas é muito pouco frequente.
Isso faz de mim uma pessoa egoista? Não me parece...
Caro Flip,
pegando nessa tua ideia de clichê, deixa-me esclarecer alguns pontos:
Ponto 1: O Natal foi realmente comercializado, mas não por nós. Não é de agora, talvez a Coca-Cola nos anos 30 nunca devesse ter materializado a imagem do Pai Natal, talvez seja pelo facto de TODOS celebrarem o Natal em suas casas, mesmo nao sendo cristãos, talvez talvez... O que é certo é que a maioria celebra o Natal sem muitas vezes saber o seu real significado! Nunca ouvi ninguém dizer "Amanhã vamos jantar em casa dos avós, para celebrar o nascimento de Cristo"! Nao! "Amanha é véspera de Natal", "Hoje é dia de Natal".. E a imagem que surge na cabeça do comum mortal é o pinheiro enfeitadinho, as luzes, as musicas de Natal e por ultimo, mas não em ultimo, as PRENDAS! É um dado adquirido!!
Ponto 2: "E as pessoas que não têm a nossa sorte nesta altura"?? Não me considero mais ou menos afortunada por chegar o Natal e receber uma mão cheia de peugas, etc etc. Considero-me afortunada sim, mas por ver a minha familia reunida mais uma vez. Mas a isso (familia) dou valor 365/366 dias por ano, nao nestes três dias!!
Ponto 3: Quanto às reportagens da TVI.. Enfim!lol
Há realmente muita pobreza no mundo, muita desgraça, se fossemos atender a todas as pessoas que têm necessidades, acabariamos nós por necessitar de ajuda!Esse "revirar" de olhos não é dirigido à pobre senhora que nao tem fogão ou frigorifico. É dirigido à própria TVI que se aproveita dessas pessoas para aumentar o share televisivo. Mas é provavel e normal que no Natal estejamos mais sensiveis a elas, que nos sintamos tristes quando vemos pessoas sem abrigo na rua, a ver passar em frente aos seus olhos sacos e sacos de presentes, quando provavelmente, a unica coisa que eles queriam era uma companhia, nesta ou noutra altura qualquer. Mas isso nós não lhes podemos dar! Pelo menos a todos... A nossa maior sensibilidade a isto, advém, apenas e só, do contraste que se impõe nesta época.
Ponto 4: Eu também fui criança, aliás, ainda mantenho essa criança em mim. E estas crianças a que nos referimos são aquelas a quem não é explicado o verdadeiro espirito natalício, que apenas sabem que vão receber prendas e mais prendas. Mas tudo bem, sao crianças,compreendo. O problema é são as "não crianças" que tornam estas crianças irritantes, enchendo-as de presentes aos quais elas nem dão valor, e que no final até acham pouco por não receberem "aquele" presente que queriam. No minimo ridiculo! Quando outras, pelo contrário, nos devolvem um sorriso do tamanho do mundo se lhes oferecemos uma simples lembrança. E quando este contraste existe no teu próprio seio familiar, faz-te pensar nesta comercialização. Acredito que a cocorosinha não estivesse directamente a criticar as crianças em si, mas sim os responsaveis pelas mesmas.
Ponto 5: Ninguém disse que o "darmos valor ao Natal" faz de nós pessoas egoistas, esta critica não foi dirigida a pessoas como tu, mas sim aos que não têm essa consciencia.
Ponto 6: Este blog não é o Prós&Contras... E já agora, mãe e pai, no Natal quero um disco rigido de 129Gb!! lol
Ósculos
Caro Flip,
Numa coisa concordo contigo, tornou-se um cliché maldizer a comercialização do Natal. E eu não engraço com clichés. Mas também não gosto da maioria dos feriados.
Eu não reviro os olhos quando vejo uma reportagem da TVI sobre uma velhinha que não tem electrodomésticos. Se me conhecesses saberias que devo ser das pessoas mais a favor dos velhinhos, dos animais, das crianças, das minorias e dos estranhos. Mas não assim.
Perdeu-se a essência do Natal. Supostamente seria um feriado religioso que, para quem o é e acredita, celebra o nascimento de Jesus, yada yada yada. Para a maioria das pessoas Natal = MUITAS prendas. Mais nada. Era disto que eu falava quando referi as crianças que só pensam nelas ( nelas = prendas, ao reler o post apercebi-me que isto poderia suscitar alguma confusão mas já não fui a tempo de emendar), enquanto pensava nas minhas primas e nos nicks do Msn na época natalícia. Longe de mim achar que os miudos não têm direito a ser miudos.
“Será que não vale a pena uma vez por ano tirarmos 3 dias para ficarmos gratos pelo que temos?”.
Porquê apenas 3 dias? Se é para sermos gratos então que o sejamos o ano inteiro. Não faz sentido fazê-lo apenas porque é Natal.
Eu também adoro ter a minha família toda junta nos dias 24 e 25. Ou adorava, agora começa a existir um vazio cada vez maior deixado pelas pessoas que vão ‘faltando’. Mas já não gosto do Natal, acho uma altura do ano algo deprimente. E não gosto de prendas dadas por obrigação, sem qualquer significado, só para dizer que se deu alguma coisa, porque era Natal e fica bem, como já vi tantas vezes. Acho que prendas são para ser dadas espontâneamente, quando a outra pessoa não está à espera e com o significado que nós lhes queremos dar.
Obviamente que gostar do Natal não faz das pessoas egoistas.
Não era essa a ideia que queria ter transmido.
Diana
Se calhar a reportagem da minha irma vai passar no natal. com sorte e se tiverem piedade talvez me seja doada uma "bimby" para os meus cozinhados.. nao era mau !! "tso"
Então depois avisa que eu quero ver, apesar de ser no Natal ;P
O que é uma bimby?? É uma bimba barbie loira que faz cozinhados por ti?
Então eu tou a falar com uma blogger q nao sabe o q é uma Bimby ?? ai q desgraça.. sao aquelas maquinas novas (tv shop style) q fazem tudo ! nao é nenhuma loira.. antes fosse.. essas tb fazem quase tudo. Ou tudo mesmo ? hum... nao sei !! nunca curti mesmo loiras by the way "tso"
LOL.
Já sabes que eu sou a dona de casa exemplo, como é que ia saber o que é uma bimby...
Eu sei o que é!!! E se os meus pais (ou mm vcs..lol) quiserem oferecer-me a bimby no Natal tudo bem! No problem! Mas preferia o disco rigido... ;P
Eu cá queria um curso de paraquedismo!
Joana, o natal, como muitas outras coisas, é o que nós fazemos dele (lá estamos nós de volta aos clichés..)! Quer as pessoas passem a noite a beber coca-cola ou vão à missa do galo. Para mim, o natal tem o significado que tem! Enfeito a arvore de natal todos os anos e até já fiz um presepio, mesmo sem ser cristão ou religioso. Hipocrita? Não sei.. mas gostei de passar o dia com a minha mãe e irmã.. Também não tou a dizer que não dás valor à tua familia o resto do ano, mas já que temos esta desculpa anual mais vale não andarmos amargurados e aproveitar ao máximo. É verdade que o contraste nas ruas é ainda maior no natal, mas existe o ano todo.
Diana, também sofri do mal "reler e achar que não me expressei bem". Não acho que não sejas uma pessoa solidária, altruista e que gosta de crianças! Alias, tenho a certeza que és. Conhecendo a outra frustrada como conheço, não me parece que ela gostasse tanto de uma pessoa que pensasse de outra maneira. Além disso ao ler a tua resposta ao meu comentario vi q as tuas razões para te sentires mal nesta altura são pessoais, por isso peço desculpa por alguma coisa que tenha dito que te possa ter ofendido.
Vou-me limitar a ler os vossos posts lol
beijinhos para as duas
This comment has been removed by a blog administrator.
Flip,
Não ofendeste, não precisas pedir desculpa. Só não queria que ficasses a pensar que eu comia criancinhas ao pequeno-almoço ou qualquer coisa assim :P sou só um pouco embirrante com feriados.
Estás a vontade para dar a tua opinião, ora.Nós somos frustradas mas é tudo na boa.
Beijinhos*
É muito mais bonito ter uma roda de pessoas cheias de fome à volta das luzinhas cintilantes dos enfeites. Confesso que desses até gosto de alguns, dão boas fotografias.
Post a Comment
<< Home